Coordenadora: Profª. Ana Paula Mestre
Numa vertente transversal e interdisciplinar, a disciplina “Ciência 5D”: Educação Ambiental e Ambiental e Crítica; Sustentabilidade; Alimentação e Saúde reúne um conjunto diversificado de atividades que ensinam os jovens a promover a consciência ambiental, a estimular o espírito crítico, desenvolver a criatividade e a inovação e, por sua vez, ensina-nos habilidades sociais, emocionais e práticas úteis na vida.
As opções ecológicas e sustentáveis são práticas que a sociedade devia dominar.
No entanto, a necessidade de usar os recursos naturais racionalmente, de forma sustentável e que degradem menos o meio ambiente, não é uma prática que assiste a muitos, mas apenas a alguns. Cabe aos docentes, os facilitadores de aprendizagem, disseminar as atitudes ecológicas e sustentáveis, para que os jovens, os principais vetores de mudança na nossa sociedade, possam implementá-las.
A temática “Fornos Solares”, um recurso que utiliza a energia solar para cozimento dos alimentos, é uma prática que o Agrupamento de Escolas Engenheiro Duarte Pacheco pretende implementar nas turmas do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar. O Professor Celestino Ruivo professor afeto à Universidade do Algarve e especializado na construção deste recurso, prestou formação aos docentes do Agrupamento, para que os mesmos possam ensinar aos seus alunos a utilidade deste utensílio e os benefícios para a Saúde e Ambiente.
Ana Paula Mestre
A correria do nosso dia a dia, por vezes, impossibilita-nos degustar as refeições dando-lhe a atenção devida. Na prática, comemos em piloto automático e perdemos a conexão com o “agora” manifestando-se na nossa alimentação. Em consequência, escolhemos mal os alimentos, deixamos de preparar as nossas refeições e muitas vezes damos preferência aos alimentos prontos e processados.
O “Mindful Eating” é um prática que permite-nos escolher com atenção o alimento, estabelecer uma relação saudável e de prazer no ato de comer, é um convite ao sabor, ao aroma e à textura dos alimentos. Foi pensando nas escolhas alimentares erradas dos nossos jovens e da sua relação com fastfood, habitualmente consumidos, que esta prática ganhou espaço.
Na disciplina de Oferta Complementar, e subordinada à temática “Mindful Eating”, os alunos, do 6.º ano, da Turma B, da Escola Básica Integrada Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva praticaram esta técnica. Uma forma de reeducar o paladar destes adolescentes, incentivando-os à ingestão, nas doses recomendadas, de alimentos variados o mais natural possível evitando comidas processadas, de forma a praticarem uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Ana Paula Mestre
A disciplina de Oferta Complementar designada “Ciência_5D” assenta num plano científico, ambiental, sustentável e pedagógico e que envolve a prática dos 5´Rs (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar). É uma disciplina bastante prática que envolve atividades de cariz prático e experimental e que tem como intento incutir um papel mais ativo na aprendizagem dos alunos. De 2019 a 2022, ficou direcionada para os anos mais elementares, nomeadamente para o pré-escolar, o 1.º ciclo e a Educação Especial.
Ao longo deste ano letivo, foram desenvolvidas ações relacionadas com: “A Pegada Carbónica, Ecológica e Digital”, “O Aquecimento Global”, “Banco de Sementes”, “Ovos Verdes”, “Compostagem na Garrafa”, “Hidroponia”, “Microvegetais e Biogerminados” e “Ciência Divertida”.
Devido à situação pandémica que atravessámos (Covid-19), não foi possível trazer à escola os elementos inicialmente contactados, a saber: apicultores, naturalistas, professores universitários, engenheiros do ambiente, artesãos, entre outros. O contributo destes profissionais enriqueceria a disciplina e dotaria os nossos alunos de um conhecimento construtivo, experimental e mais prático.
Contudo, por acreditar que esta disciplina é uma ponte para a mudança de práticas e uma mais-valia para os alunos, foram dadas todas as possibilidades aos docentes para experimentarem/implementarem atividades relevantes e motivadoras, facilitando a interdisciplinaridade e contribuindo para que os alunos trabalhassem e aprendessem através da metodologia de projeto.
As fotos que se seguem são reveladoras do envolvimento dos alunos nos diferentes temas abordados.