Coordenadora (Loulé):

  • Prof.ª Ana Borges

Coordenadora (Boliqueime):

  • Prof.ª Paula Jorge

Equipa:

  • Prof.ª Marinel Freitas
  • Prof.ª Maria do Rosário Batista 
  • Prof. Vitor Mariano 

Notícias da Saúde


Educação Sexual


 

1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Sida

No dia 1 de dezembro comemora-se por todo o mundo o Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas de diferentes doenças (síndrome), causada por um sistema imunitário deficitário que derivou de um agente externo adquirido, o VIH.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um vírus que, quando contraído, penetra na corrente sanguínea, reproduzindo-se de imediato no interior dos linfócitos T, destruindo estas mesmas células. Os linfócitos T são elementos fulcrais no sistema imunitário, dado que são estes que dão informação às restantes células de que há necessidade de “combater” e “proteger” o organismo contra agentes invasores.


O que é a infeção por VIH?

A infeção por VIH decorre em três fases distintas:

- A primeira fase dá-se após o contacto com o vírus. Nesta fase pode haver manifestação de alguns sintomas, como mononucleose, faringite, mialgias, dor de cabeça, entre outros, ou pode não existir qualquer tipo de sintoma. Este é um período em que o vírus está extremamente ativo na corrente sanguínea, pelo que é uma fase em que o novo portador pode facilmente transmitir o vírus a outra pessoa.

-A segunda fase ocorre entre as duas primeiras semanas, após contágio, podendo ir até 20 anos ou mais. Nesta fase a característica mais significativa é a ausência de sintomas. Durante este período o indivíduo pode recorrer a tratamento anti-retroviral, o que pode fazer com que se mantenha nesta fase durante várias décadas, sendo baixo, mas possível, o risco de transmissão do vírus.

-A última fase da doença, a fase conhecida por SIDA, acontece quando o sistema imunológico se encontra muito afetado, havendo maior suscetibilidade de contrair outro tipo de infeções, cancro ou outras doenças oportunistas, sendo o prognóstico, nesta fase, algo reservado. Quando é que apareceu a SIDA? Existem registos de ocorrência de casos de SIDA em África na primeira metade do século XX, no entanto, apenas se começou a dar a devida importância a esta doença quando se começaram a detetar casos nos chamados países desenvolvidos. Foi na década de 80, do século passado, que as comunidades científicas se começaram a preocupar com a SIDA. Os primeiros casos de SIDA foram notificados em Nova Iorque e Los Angeles em 1981, sendo que na Europa os primeiros casos foram notificados em 1987 em hospitais belgas.

Quais são as formas de transmissão do VIH ?

Existem três formas de transmissão deste vírus: uma das formas é através do sémen e de fluídos vaginais durante a relação sexual sem uso de preservativo, pode ocorrer também através de contacto sanguíneo, ao partilhar agulhas e seringas, ou através de objetos cortantes contaminados (lâminas de barbear, objetos cirúrgicos, material de manicure, piercing, tatuagens ou material de furar orelhas, agulhas de acupunctura, entre outros), ou então por transmissão mãe/filho, durante a gravidez, no parto ou na amamentação.

Como é feito o diagnóstico do VIH ?

O diagnóstico do VIH é feito através de análises ao sangue, podendo ser feito laboratorialmente ou em testes rápidos (existentes em algumas unidades de saúde). O diagnóstico, tendo em conta as fases da infeção por este vírus, pode não ser eficaz nos primeiros dias após o contágio, pelo que deve ser efetuado sempre que necessário, mas no caso de dar negativo e ter havido comportamento de risco deve ser repetido 3 a 4 semanas e 3 meses depois do primeiro teste.

Há tratamento para a SIDA ?

No que diz respeito ao tratamento desta doença existe medicação anti-retroviral que retarda a doença, mas que não cura… Ainda não existe cura para neutralizar o vírus da SIDA!

Linhas de Apoio - HIV/SIDA

Abraço - 800 225 115
SOS Sida - 800201040 Linha Sida - 800 266 666 Associação de Apoio a Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida e suas Famílias (SOL) - 21 397 26 32
Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA - 21 721 03 60
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida - 21 354 00 00