Responsável: Prof.ª Elsa Guerreiro

Previous Next

As Educadoras de Infância Delfina Sistelo e Maria José Luz, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, frequentaram um curso de formação ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.

O curso denominado “Integrating Creativity and Innovation into Teaching” decorreu na cidade Italiana de Florença, na semana de 11 a 16 de julho de 2022, na conceituada “Europass Teacher Academy”, tendo sido dinamizado pela formadora Alessia Masseli.

A frequência desta formação teve como principais objetivos: “Aprimorar conhecimentos sobre o estilo de aprendizagem dos alunos e a capacidade de projetar o ensino de acordo com as suas características; Compreender: técnicas de mapeamento, pensamento visual, estratégias de ensino visual, pensamento criativo; Adotar aulas de projeção usando métodos inovadores; Avaliar competências complexas: avaliação de professores, pares e autoavaliação; Pesquisar, adaptar e manipular recursos visuais como forma de desenvolver habilidades de alto nível; Gerir ferramentas de TIC na Educação: quizzes e  jogos, plataformas de gestão de sala de aula, portefólios online”.

Este curso de formação foi um desafio e uma mais-valia em que foi possível contactar com diferentes realidades educativas, com mais 11 docentes de várias nacionalidades (Hungria, Croácia, Grécia, Polónia e Espanha).

A dinâmica utilizada pela formadora foi inovadora e diversificada, propondo trabalho “Outdoor” e na Academia. A metodologia de trabalho de projeto utilizada, foi na sua maioria, desenvolvida em grande/pequeno grupo e a pares.

Com esta formação as educadoras desenvolveram novas competências através da partilha de experiências, enfrentando novos desafios ao longo de uma semana de grande enriquecimento pessoal, científico e profissional.

A nível cultural, esta mobilidade também contribuiu para o enriquecimento cultural  das educadoras, uma vez que a Teacher Academia proporcionou uma visita guiada quer à maravilhosa cidade de Florença bem como a outras regiões da Toscana, nomeadamente San Giminagno, Pisa, Siena e a uma Quinta Agrícola (Azienda Agricola) para degustação de produtos da bela região da Toscana!

Previous Next

Entre os dias 10 e 15 de outubro de 2022, as professoras Ana Farrajota, Isabel Diogo e Sílvia Santos, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, participaram num curso de formação ao abrigo do programa Eramus+ KA1, Projeto M@IS (Mais Aprendizagens Internacionais = Sucesso).

O curso intitulado “"Flipped Classroom and Distance Learning: Following Finland”, decorreu na cidade finlandesa de Helsínquia, tendo sido ministrado pela formadora Pui Ying Law, da Europass Teachers Academy.

 Ao longo dos cinco dias de formação, estas docentes analisaram/ debateram, com outros colegas de escolas da Roménia, Alemanha, Itália e Eslovénia, as práticas atuais de aprendizagem com ferramentas digitais nestes países, comparando-as com as da Finlândia. Tiveram a oportunidade de descobrir boas práticas e desafios dos professores e das escolas finlandesas, no ensino à distância, nomeadamente: como conceber tarefas eficazes para o ensino à distância; como aproveitar os benefícios da sala de aula invertida; como gerir uma sala de aula invertida com ferramentas Edtech; como promover o ensino à distância mais eficazes com essas ferramentas; como envolver os alunos em atividades e jogos educativos divertidos. Ao frequentar este curso, as docentes também exercitaram as etapas-chave da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e como realizar esses projetos tanto no ensino presencial, como no ensino à distância.

O balanço da frequência deste curso é muito positivo. Por um lado, as docentes tiveram a oportunidade de ver “in loco” as práticas dos docentes finlandeses, visitando a escola Kallion Lukio. Por outro lado, para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com os colegas dos outros países.

 Esta mobilidade contribuiu também para o enriquecimento cultural das docentes, dado que, no âmbito do curso, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia e de uma visita à Ilha Seurasaari- Um museu a céu aberto.

Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA101, as docentes Madalena Rodrigues, Maria José Justo e Paula Rute Santos do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, frequentaram o curso Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention”, que decorreu na cidade de Florença- Itália, entre os dias 11 e 16 de julho de 2022. O curso foi dinamizado pelo formador Dr. Levente Batár da Academia Europass.

A frequência desta formação permitiu aprofundar conhecimentos no âmbito de dinâmicas de grupo e sua interferência em contexto escolar. Ao longo do curso foram abordados vários tipos de conflito, ferramentas de comunicação e gestão de conflitos, habilidades de inteligência emocional e social, agressão relacional e bullying/cyberbullying.

As docentes aprofundaram conhecimentos e adquiriram práticas que poderão ser usadas em sala de aula, uma maior consciência das necessidades emocionais e comportamentais das crianças/alunos e ainda habilidades promotoras de relacionamentos mais fortes/estáveis no grupo, fundamentais ao desenvolvimento de um clima mais positivo na escola.

As docentes desenvolveram competências, as quais contribuíram para o seu enriquecimento profissional.

      

As Educadoras de Infância Delfina Sistelo e Maria José Luz, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, frequentaram um curso de formação ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.

O curso denominado “Integrating Creativity and Innovation into Teaching” decorreu na cidade Italiana de Florença, na semana de 11 a 16 de julho de 2022, na conceituada “Europass Teacher Academy”, tendo sido dinamizado pela formadora Alessia Masseli.

A frequência desta formação teve como principais objetivos: “Aprimorar conhecimentos sobre o estilo de aprendizagem dos alunos e a capacidade de projetar o ensino de acordo com as suas características; Compreender: técnicas de mapeamento, pensamento visual, estratégias de ensino visual, pensamento criativo; Adotar aulas de projeção usando métodos inovadores; Avaliar competências complexas: avaliação de professores, pares e autoavaliação; Pesquisar, adaptar e manipular recursos visuais como forma de desenvolver habilidades de alto nível; Gerir ferramentas de TIC na Educação: quizzes e  jogos, plataformas de gestão de sala de aula, portefólios online”.

Este curso de formação foi um desafio e uma mais-valia em que foi possível contactar com diferentes realidades educativas, com mais 11 docentes de várias nacionalidades (Hungria, Croácia, Grécia, Polónia e Espanha).

A dinâmica utilizada pela formadora foi inovadora e diversificada, propondo trabalho “Outdoor” e dentro da Academia. A metodologia de trabalho de projeto utilizada, foi na sua maioria, desenvolvida em grande/pequeno grupo e a pares.

Com esta formação as educadoras desenvolveram novas competências através da partilha de experiências, enfrentando novos desafios ao longo de uma semana de grande enriquecimento pessoal, científico e profissional.

 

No âmbito do programa Erasmus+ KA1, as docentes Elsa Cassandra, Ivete Rocheta e Paula Currito, da escola E.B. 2,3 eng.º Duarte Pacheco, viajaram, no passado dia 24 de julho, rumo às terras helénicas.

 

Foi a primeira vez que participávamos num programa Erasmus+ num país estrangeiro. Assim, integramos um curso ligado as TIC, intitulado ICT in the Classroom: innovative tools to facilitate students learning, collaboration and creativity, que decorreu em Nafplio – por sinal, uma das mais belas cidades da solarenga Grécia.

Era debaixo dum sol abrasador que, cedo de manhã, nos dirigíamos ao centro de arte Fougaro onde decorreu a formação. Os nosso colegas de curso eram oriundos de Alemanha, Espanha, Hungria e Polónia, tendo todos contribuído para um ambiente de trabalho aprazível. A nossa formadora, Vasiliki Plati, que se revelou uma excelente comunicadora, levou-nos a descobrir todo um universo de ferramentas digitais e de metodologias de ensino inovadoras que muito nos entusiasmaram. Durante o curso, foram privilegiadas atividades de cariz prático: criamos uma pluralidade de conteúdos digitais atrativos – tais como: e-books, edição de vídeos, escape rooms, quizes, imagens interativas, mapas mentais, murais virtuais colaborativos…

A formação fechou com chave de ouro, tendo sido proporcionado aos formandos um prazeroso cruzeiro pelas ilhas Sarónicas de Hidra e Spetses.

O balanço não podia ser mais positivo! De facto, adquirimos conhecimentos cruciais para utilizar, selecionar e incorporar, com mais eficácia e confiança, ferramentas TIC no ensino quotidiano de forma a potenciar a motivação, a criatividade assim como a inclusão. E ficámos, igualmente, a conhecer um pouco da cultura e da gastronomia deste país maravilhoso que tanto tem para descobrir.

 

Pág. 1 de 2

projetos