Responsável: Prof.ª Elsa Guerreiro

Previous Next

“Flipped classroom and distance learning: Following Finland”

Entre os dias 10 e 15 de outubro de 2022, as professoras Ana Farrajota, Isabel Diogo e Sílvia Santos, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, participaram num curso de formação ao abrigo do programa Eramus+ KA1, Projeto M@IS (Mais Aprendizagens Internacionais = Sucesso).

O curso intitulado “"Flipped Classroom and Distance Learning: Following Finland”, decorreu na cidade finlandesa de Helsínquia, tendo sido ministrado pela formadora Pui Ying Law, da Europass Teachers Academy.

 Ao longo dos cinco dias de formação, estas docentes analisaram/ debateram, com outros colegas de escolas da Roménia, Alemanha, Itália e Eslovénia, as práticas atuais de aprendizagem com ferramentas digitais nestes países, comparando-as com as da Finlândia. Tiveram a oportunidade de descobrir boas práticas e desafios dos professores e das escolas finlandesas, no ensino à distância, nomeadamente: como conceber tarefas eficazes para o ensino à distância; como aproveitar os benefícios da sala de aula invertida; como gerir uma sala de aula invertida com ferramentas Edtech; como promover o ensino à distância mais eficazes com essas ferramentas; como envolver os alunos em atividades e jogos educativos divertidos. Ao frequentar este curso, as docentes também exercitaram as etapas-chave da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e como realizar esses projetos tanto no ensino presencial, como no ensino à distância.

O balanço da frequência deste curso é muito positivo. Por um lado, as docentes tiveram a oportunidade de ver “in loco” as práticas dos docentes finlandeses, visitando a escola Kallion Lukio. Por outro lado, para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com os colegas dos outros países.

 Esta mobilidade contribuiu também para o enriquecimento cultural das docentes, dado que, no âmbito do curso, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia e de uma visita à Ilha Seurasaari- Um museu a céu aberto.