No dia 20 de março, as crianças do Jardim de Infância Mira Serra, participaram na atividade "Demonstração de Instrumentos", organizada e dinamizada pelo Conservatório de Música de Loulé- Francisco Rosado.
A atividade, extremamente apelativa e interessante, proporcionou às crianças e adultos, deliciosos momentos musicais com a demonstração das características dos vários instrumentos lecionados neste Conservatório. Os professores apresentaram às crianças, as várias "famílias de instrumentos": cordas dedilhadas, cordas friccionadas, música antiga, teclas, sopros de madeira, sopros de metal e instrumentos de percussão.
As crianças ficaram encantadas!
Obrigada pela iniciativa.
O “Por Ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” tem como objetivo promover estratégias de regulação das emoções junto dos adolescentes e preparar professores para melhor enfrentarem dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos, procurando melhorar o bem-estar mental de todos.
O Programa “Por Ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.
Os psicólogos Pedro Palrão e Catarina Fernandes, da Associação EPIS, realizaram sessões nos dias 19 e 20 de março, no Auditório da Escola Eng.º Duarte Pacheco, para os alunos do 8.º e 9.º anos, e nos dias 21 e 22 de março, no Auditório da Escola Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, para os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos. No dia 20 de março, também foi dinamizada uma sessão para docentes e técnicos especializados, no Auditório da Escola Eng.º Duarte Pacheco.
Nas sessões para alunos, o foco esteve na promoção de estratégias de regulação emocional com vista à promoção do bem-estar mental na adolescência, enquanto na sessão para os professores, o objetivo foi passar pela promoção de estratégias adaptativas de regulação emocional na perspetiva desta profissão tão específica, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.